Pular para o conteúdo principal

O POVO BASCO


O Povo Basco vive entre a Espanha e a França, sendo respectivamente localizados no nordeste e sudoeste, habitando a região há, pelo menos, 40 anos.
Os Bascos são minorias nacionais, correspondem a um povo que aspira conquistar seu território para colocar em prática sua cultura, seus costumes e não viver subordinado ao governo do país que habitam.

A busca incessante pela independência de seu território promoveu o surgimento de um movimento nacionalista chamado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Pátria Basca e Liberdade). Esse grupo possui características políticas, ideais socialistas e separatistas, o ETA promove atentados urbanos às autoridades do governo e até mesmo à sociedade civil. Os atentados têm como objetivo pressionar o governo Espanhol e Francês a ceder o território para a instauração da nação basca.

Diante da situação do povo basco, muitos atentados foram realizados ao longo da história, dentre eles destacam-se:

- 1959: ano de fundação do ETA, nesse período acontecia na Espanha a ditadura do governo de Francisco Franco.

- 1968: essa data marcou a primeira ação do Grupo ETA, promovendo um atentado ao Chefe de Polícia da capital do país basco chamada de San Sebastian.

- 1973: nesse ano o ETA realizou um atentado para o Primeiro-Ministro Luis Carrero Blanco, que morreu em um carro bomba na cidade espanhola de Madri.

- 1980: ano de realização de muitos atos terroristas que resultou na morte de centenas de pessoas.

- 1995: nesse ano o grupo ETA realizou um ataque terrorista ao líder do Partido (PP), José Maria Aznar, recém eleito primeiro-ministro, no entanto, ele conseguiu sair ileso graças à blindagem de seu carro.

- 1997: nesse ano, importantes políticos e policiais foram assassinados. No mesmo ano houve um movimento de manifestação no centro de Madri, no Plaza Del Sol, que conseguiu atingir um contingente de 1.000.000 de pessoas, todos contrários às ações do grupo separatista.

- Em setembro de 1998 o grupo ETA anunciou que iria recuar com os atentados de forma unilateral.

- Em novembro de 1999, ano seguinte ao anúncio da trégua dos atentados, eles voltaram a dizer que a partir de 3 de dezembro a trégua teria fim.

- Em 2000 morreram 23 pessoas pelas ações do grupo ETA, inclusive o presidente da Seção Militar da Suprema Corte, General José Francisco Guerol, e o ex-ministro da Saúde Ernest Lhuch. A morte do ex-ministro levou cerca de 1.000.000 de pessoas às ruas para manifestar contra o atentado.
- Em fevereiro de 2001, foi preso em território francês Francisco Xabier Garcia Gastelú, pois acreditavam que ele era um líder do ETA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrografia paraibana Os rios dependem muito do relevo e do clima. Por isso existem os rios perenes e temporários de planície ou encachoeirados. A mais forte característica dos rios paraibanos é o fato de a maioria serem temporários, ou seja, diminuem bastante de volume ou mesmo secam nos períodos de saca, principalmente no sertão, o que complica a agricultura na região. As principais bacias hidrográficas da Paraíba estão representadas pelos rios Piranhas, Paraíba e Mamanguape. Nas bacias do litoral estão os rios Camaratuba, Miriri e Gramame. Finalmente na Bacia da Borborema Setentrional, podemos encontrar o Rio Curimataú. Na hidrografia da Paraíba, os rios fazem parte de dois grupos, Rios Litorâneos e Rios Sertanejos. Grupo dos Rios Litorâneos - são rios que nascem na Serra da Borborema e vão em busca do litoral paraibano, para desaguar no Oceano Atlântico. Entre estes tipos de rios podemos destacar: o Rio Paraíba, que nasce no alto da Serra de Jabitacá, no mu

Localização e Área Territorial da Paraíba

Com uma população estimada em 3.769.977 habitantes, o estado da Paraíba ocupa 56.584.6 km² de área territorial brasileira englobando 223 municípios. Até 1994, a Paraíba possuía 171 municípios. Em 1994/1995 foram criados mais 52, perfazendo um total de 223, com suas cidades-sede, vários distritos, vilas, e inúmeros povoados. Grande parte do seu território está incluída na região semi-árida do Nordeste, identificada pela SUDENE como zona do Polígono das Secas. Está situado no extremo leste da região Nordeste do Brasil. Tem 98% de seu território inserido no Polígono da Seca. Faz limites: Norte: Rio Grande do Norte Sul: Pernambuco Leste: Oceano Atlântico Oeste: Ceará Cidades mais populosas - João Pessoa (capital), Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux e Souza. Na Paraíba se encontra o ponto mais oriental das Américas, conhecido como a Ponta do Seixas, em João Pessoa, devido a sua localização geográfica privilegiada (extremo oriental das Américas), João Pessoa é conhecida t

Questionário "Sociedade e paisagens naturais" - 2º ano médio