Pular para o conteúdo principal

A GEOPOLÍTICA AMBIENTAL



A preservação ambiental é um tema que vem sendo discutido desde a década de 70.
A Revolução Industrial que ocorreu no final do século XVIII e início do século XIX, transformou os aspectos do espaço geográfico, surgiu primeiro na Inglaterra e depois se espalhou para outros países da Europa e Estados Unidos.

O desenvolvimento das técnicas impulsionadas e financiadas pelo capital das indústrias criou uma porção de necessidades de recursos minerais e energia para manter em funcionamento a atividade industrial.

O consumo tem crescido muito nas últimas décadas, decorrentes do modelo de sociedade consumista e também por causa da densidade demográfica atual, cerca de 6,7 bilhões de pessoas.
 Então se verifica que para suprir as necessidades dessa quantidade imensa de pessoas é preciso retirar uma grande quantidade de recursos naturais (água, solo, minerais, madeiras etc.), isso sem considerar os detritos gerados e lançados na natureza (lixo, esgoto, gases etc.).

A questão ambiental gerou discussão a partir da década de 70, doravante foram ocorrendo várias conferências, encontros, congressos para discutir o futuro do planeta, mas esses movimentos sempre se esbarraram em barreiras impostas por nações desenvolvidas que não admitem diminuir o seu crescimento econômico e, assim, não assinam acordos de compromisso de redução dos impactos ambientais provocados pelo modelo questionável de desenvolvimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrografia paraibana Os rios dependem muito do relevo e do clima. Por isso existem os rios perenes e temporários de planície ou encachoeirados. A mais forte característica dos rios paraibanos é o fato de a maioria serem temporários, ou seja, diminuem bastante de volume ou mesmo secam nos períodos de saca, principalmente no sertão, o que complica a agricultura na região. As principais bacias hidrográficas da Paraíba estão representadas pelos rios Piranhas, Paraíba e Mamanguape. Nas bacias do litoral estão os rios Camaratuba, Miriri e Gramame. Finalmente na Bacia da Borborema Setentrional, podemos encontrar o Rio Curimataú. Na hidrografia da Paraíba, os rios fazem parte de dois grupos, Rios Litorâneos e Rios Sertanejos. Grupo dos Rios Litorâneos - são rios que nascem na Serra da Borborema e vão em busca do litoral paraibano, para desaguar no Oceano Atlântico. Entre estes tipos de rios podemos destacar: o Rio Paraíba, que nasce no alto da Serra de Jabitacá, no mu

Localização e Área Territorial da Paraíba

Com uma população estimada em 3.769.977 habitantes, o estado da Paraíba ocupa 56.584.6 km² de área territorial brasileira englobando 223 municípios. Até 1994, a Paraíba possuía 171 municípios. Em 1994/1995 foram criados mais 52, perfazendo um total de 223, com suas cidades-sede, vários distritos, vilas, e inúmeros povoados. Grande parte do seu território está incluída na região semi-árida do Nordeste, identificada pela SUDENE como zona do Polígono das Secas. Está situado no extremo leste da região Nordeste do Brasil. Tem 98% de seu território inserido no Polígono da Seca. Faz limites: Norte: Rio Grande do Norte Sul: Pernambuco Leste: Oceano Atlântico Oeste: Ceará Cidades mais populosas - João Pessoa (capital), Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux e Souza. Na Paraíba se encontra o ponto mais oriental das Américas, conhecido como a Ponta do Seixas, em João Pessoa, devido a sua localização geográfica privilegiada (extremo oriental das Américas), João Pessoa é conhecida t

Questionário "Sociedade e paisagens naturais" - 2º ano médio