A configuração de uma indústria
Nos últimos dois séculos o mundo se alterou muito rápido, tudo para suprir as necessidades de uma população em franco crescimento e atender as indústrias de matéria-prima que advém da natureza, configurando uma dinâmica diferente no espaço geográfico.
As alterações provocadas pelo modelo de desenvolvimento capitalista desvendaram uma nova realidade não só na natureza, mas também nas relações sociais.
No que se refere ao processo de industrialização, o mundo, as civilizações e as sociedades se industrializaram em etapas e ao longo das décadas da seguinte forma: Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial.
A Primeira Revolução Industrial ocorreu primeiramente na Inglaterra, final do século XVIII início do século XIX, quando houve uma transição do feudalismo para o capitalismo, quando as oficinas artesãs eram de produção restrita, o dono produzia tudo sozinho, desde o início ao final do produto, geralmente esse ofício era passado de pai para filho.
Os principais acontecimentos na Primeira Revolução Industrial foram a invenção da máquina a vapor movida a carvão mineral, que desenvolveu principalmente a indústria têxtil, e a locomotiva a vapor, favorecendo o transporte como fonte de distribuição de mercadorias.
A Segunda Revolução Industrial ocorreu no final do século XIX e meados do século XX, nesse momento histórico a Inglaterra já não era potência mundial, fora substituída pela Alemanha e EUA, essa revolução ficou caracterizada pela consolidação do capitalismo, e por causa de inovações como o advento do petróleo e da eletricidade, que se tornaram elementos importantes para o desenvolvimento de tecnologias.
A Terceira Revolução Industrial surgiu na década de 1970, nessa etapa o foco estava nas tecnologias. Nesse período houve grandes evoluções, na agricultura devido à mecanização que aumentou significativamente a oferta de alimentos no mundo, na medicina surgiram novas técnicas e tratamentos, na informática, na robotização industrial entre outros.
Se pensarmos nas etapas do processo de industrialização deveríamos criar uma nova, a Quarta Revolução Industrial, pois o final da década de 90 foi marcado pela presença indispensável da informática (internet, chips, satélites, robôs e uma infinidade de avanços vividos nos últimos anos), que tornou o “mundo menor” e encurtou as distâncias, pois hoje podemos nos comunicar com qualquer pessoa do mundo ao toque de uma tecla, sem contar os avanços na medicina, agropecuária, meteorologia etc. Essa etapa seria marcada pelo valor da informação, qualificação e pesquisa cientifica, fatores que agregam valores aos produtos.
Nos EUA uma empresa multinacional para desenvolver um aparelho de barbear investiu 1 bilhão de dólares na fabricação e marketing, envolveu 500 engenheiros e registrou 35 patentes, uma para cada item que compõe o aparelho, esse é um exemplo de valor de informação incorporado ao produto.
Comentários